Eu sou um bloco de texto. Cli
Simplicidade e aconchego são as palavras que definem a decoração escandinava. Esse estilo traz a proposta de um design minimalista, clean e contemporâneo para os ambientes a fim de manter a praticidade e funcionalidade deles.
E não é pra menos que esse tipo de decoração tem ganhado cada vez mais adeptos e mostrado que é uma tendência que veio para ficar! Ficou interessado? Então, conheça melhor o estilo escandinavo e veja como aplicá-lo em sua casa!
Decoração Minimalista: Clique no banner abaixo e saiba como fazer em seu apartamento!
O surgimento do estilo escandinavo
Esse conceito, como o nome entrega, vem de uma região no norte da Europa – composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia – conhecida como Escandinávia. O estilo surgiu no século XX e tem referências nórdicas do artesanato regional e clima local, que costuma ser de longos invernos.
O charme desse estilo está em móveis de linhas sóbrias, boa iluminação natural, uso de cores neutras e pálidas e de itens de madeira que dão um toque rústico à casa. Assim, a mistura do moderno e do tradicional proporciona um visual personalizado e único aos ambientes.
As cores
Nas paredes em estilo escandinavo, encontramos cores simples e que favoreçam a iluminação, como o branco, o bege e o cinza claro. Em tapetes, tons como o cinza escuro, o marrom e o azul aparecem para contrastar com a sobriedade dos limites dos cômodos.
Os móveis geralmente são brancos ou em tons escuros e de madeira. É possível abusar um pouco mais das cores (amarelo, vermelho, verde e laranja, principalmente) nos objetos de decoração, assim eles recebem mais destaque e alegram o ambiente de forma sutil e sem exageros.
Os elementos decorativos
É bastante comum o uso de tapetes em diferentes formas geométricas e tecidos que imitem pele de carneiro. Além disso, são usadas almofadas, pequenos vasos rústicos com plantas, quadros (pequenos ou grandes), luminárias e objetos de cerâmica para decorar os ambientes da casa.
Tudo na medida certa, é claro. Afinal, o minimalismo é uma característica marcante da decoração escandinava e é preciso escolher acessórios de maneira estratégica para não beirar ao excesso.
A mobília
Os móveis costumam ser bastante funcionais e simples, com linhas sóbrias e cores neutras (como já foi explicitado logo acima). Para isso, é interessante o uso de móveis planejados, que cumprem bem a tarefa de decoração e utilidade.
Evite peças com muitos detalhes (como puxadores elaborados e portas desenhadas, por exemplo) e prefira uma quantidade menor de móveis nos ambientes. Uma mobília simples agregará elegância e melhorará o visual da casa. Com isso, os cômodos menores também ganham mais espaço.
A iluminação
Outra característica da decoração escandinava é a boa iluminação natural. Para isso, as paredes geralmente são pintadas na cor branca ou em algum tom neutro, e as casas nesse estilo tem grandes janelões e (poucas) cortinas de tecido leve para que a incidência de luz solar nos cômodos seja grande.
Esse efeito também pode ser alcançado com o uso de lâmpadas brancas e de alta potência para não criar sombras e deixar o ambiente bem clarinho. É importante saber que, quanto mais tons claros você empregar nos móveis, objetos decorativos e nas paredes, maior será a iluminação de seu lar. Por isso, aproveite esses truques para alcançar ampla iluminação natural.
Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente e decore a sua casa de maneira fácil e profissional!
A aplicação do estilo nos cômodos
Esse estilo de décor poder ser aplicado em salas, quartos e até cozinhas e deixa os cômodos com um ar clean super especial. Para cada ambiente, é importante escolher diferentes elementos que darão a ele a sensação que você deseja e que combinem com sua função.
Por exemplo: nos quartos que são destinados a descanso e tranquilidade, prefira objetos que favoreçam isso, como tapetes, cobertores e almofadas, enquanto que na sala, um lugar para conversas e descontração, opte por uma mobília um pouco mais dinâmica — poltronas e luminárias são ótimas opções.
Hall de entrada
No hall de entrada, prefira um pequeno número de peças – mas que esse número traduza a funcionalidade que esse lugar precisa. Disponibilize uma cadeira simples, assim como um tapete, penduradores de casacos e acessórios (bolsas, chapéu, lenços, etc), e um recipiente para guarda-chuvas (para isso você pode usar um balde de alumínio ou de madeira, que são peças simples mas cheias de charme e que combinam muito bem com esse tipo de décor).
Reserve também um espaço no hall para os calçados que são deixados antes das pessoas entrarem na casa. Se o tamanho do seu hall de entrada permitir, decore-o com um vaso de planta ou um quadro para acrescentar um pouco de cor.
Sala
A sala é o lugar perfeito para receber amigos, familiares, ler um livro ou namorar. Por isso, mais do que bonita, ela deve ser dinâmica e acolhedora. Um grande sofá de linhas sóbrias e de cor neutra (cinza claro, branco ou bege) é uma boa ideia para começar a decoração desse cômodo.
Escolha um tapete para cobrir o chão no centro da sala e almofadas básicas para serem distribuídas no sofá. Acrescente uma ou mais poltronas e cadeiras para quando receber visitas e use luminárias e quadros para decorar. Mas atenção ao tamanho do ambiente! Não exagere na quantidade de peças para que o espaço não fique sobrecarregado de móveis e itens decorativos.
Você pode optar por colocar uma mesa de centro ou não. Se quiser adquirir uma, prefira modelos simples, redondos ou quadrados, que não atrapalhem a circulação de pessoas no lugar.
Quartos
Esse é um cômodo da casa para descanso e relaxamento, por isso invista em elementos que cumpram essa função. Para a cama, use lençóis de tons claros e enfeite-a com algumas almofadas e uma manta de cor um pouco mais escura.
Alguns objetos coloridos, como uma cadeira, um vaso de plantas ou uma estante de livros acrescentam alegria ao quarto e se destacam em meio às cores neutras de maneira sutil.
Cozinha
Na cozinha, a regra é a mesma dos outros ambientes da casa: simplicidade e elegância. Móveis planejados que permitem embutir pia, fogão e forno em uma grande bancada são ótimos para melhorar o espaço disponível e dar um visual minimalista a esse lugar da casa.
Consultado um profissional da área, é possível encomendar gaveteiros e outras peças bastante funcionais para o armazenamento de utensílios e alimentos.
Independente do ambiente da casa que receberá a decoração escandinava, é importante ter em mente que, nesse estilo, menos é mais. Portanto, no momento de aplicá-la, evite exageros e invista em elementos que destaquem as características dessa décor.
Confira nossas dicas para deixar a sua cozinha mais funcional. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia completo!
Para conhecer ainda mais novidades e tendências de decoração, acompanhe a nossa página no Facebook!