Azul tiffany: saiba como usar na decoração

Quem nunca ouviu falar do azul tiffany, aquele azul-turquesa muito bonito presente na caixinha da famosa joalheria americana? Tendência na decoração, a cor tem sido muito usada para trazer tranquilidade e modernidade aos ambientes.

E não é para menos: o azul tiffany está muito relacionado à serenidade e à harmonia, e pode ser usado em diversos estilos de decoração, seja moderno, clássico ou tradicional. A cor ainda pode transformar ambientes monótonos e deixá-los alegres e sofisticados, com detalhes cheios de vida.

Se usada com equilíbrio, ela também ajuda a combater o estresse mental e o cansaço — ou seja, além de linda, pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida!

Seja como o grande destaque do ambiente ou ajudando a compor combinações discretas e convidativas, o azul tiffany, ou azul-turquesa, harmoniza com diversas tonalidades e tem tudo para ser um sucesso na sua casa. Quer saber como utilizá-lo? Então continue lendo o artigo de hoje e confira!

Escolha o lugar certo para a cor

A primeira ideia, naturalmente, é aplicá-la às paredes. Como o azul tiffany possui muita personalidade e se destaca facilmente, utilize isso a favor da decoração: em vez de pintar o cômodo inteiro, opte por apenas uma parede. Assim, a cor não fica saturada e você pode dar destaque ao canto escolhido.

Agora, seja na parede inteira ou em apenas um pedacinho, aproveite para investir em itens que deem ainda mais personalidade ao ambiente. Vale colocar quadros pendurados ou apoiados à parede, gravuras e fotografias, pois ganham bastante destaque com o contraste contra o fundo turquesa.

Caso tenha muita vontade de utilizar o tom, mas receie enjoar facilmente, a dica é utilizá-lo em uma parede que não seja vista constantemente.

Já pensou em pintar o lavabo, por exemplo? Como é um espaço que não fica sempre em seu campo de visão, você pode aproveitar para dar personalidade a um ambiente que nem sempre é lembrado na hora de decorar.

Outra ideia é utilizar a cor em áreas externas, como no ambiente da churrasqueira. O azul tiffany ajuda a quebrar a monotonia do espaço, e a luminosidade natural dá ainda mais brilho à cor, o que ajuda a deixar o ambiente alegre e convidativo, perfeito para comemorações.

Se uma parede inteira for demais para você, que prefere descrição ao brilho intenso dessa cor tão marcante, a opção é utilizar o azul tiffany no mobiliário ou em objetos de decoração.

Decoração Azul Tiffany

Utilize no revestimento de sofás e poltronas, nas cobertas da cama ou coloque a cor nas cortinas da sala e no tampo da mesa de jantar. Móveis antigos podem ser pintados e renovados, ficando supermodernos e contemporâneos. Seja num ambiente com tons neutros ou alegres, a cor vai criar um destaque interessante no conjunto, sem ficar muito evidente.

Combine o tom com outras cores

Um ambiente monocromático pode dar muito certo só com as variações de tons da mesma cor, mas é arriscado. Que tal, então, combinar o azul tiffany com outras cores para criar uma decoração sofisticada? Diferentes misturas podem dar diferentes características ao ambiente.

O azul turquesa harmoniza perfeitamente com cores neutras, como branco (sem erro), cinza e preto. Essas combinações transmitem suavidade e são bem seguras, perfeitas para ambientes mais clássicos.

Branco

Além da tranquilidade do turquesa, o branco contribui com delicadeza e transmite ideias de paz, limpeza e saúde. Utilize-o no quarto, pois a combinação acalma o olhar e ajuda a relaxar. Algumas variações, como bege, marfim, off-white, gelo e creme, possuem o mesmo efeito. Portanto, escolha o tom que mais lhe agrada.

Cinza

Uma alternativa ao branco, mas com o mesmo efeito. A combinação cinza e azul tiffany transmite delicadeza e suavidade, além de dar um toque de requinte ao ambiente. Fica ótimo aplicado em texturas e estampas, e, ao contrário do branco, o cinza preenche bem os espaços.

Dica->  Leia também nosso artigo: O poder do cinza

Preto

Uma cor forte e que ganha destaque em um ambiente com cores mais suaves. A cor dá certo se, por exemplo, numa parede turquesa, forem pendurados quadros com molduras pretas, ou então na moldura da janela e das portas. Utilize-o pontualmente para dar destaque, devido ao contraste com o azul tiffany.

E que tal usar o azul tiffany combinado com outras cores de personalidade e ousar na criatividade? Para mesclar o tom com outras cores fortes, invista em pinceladas de cores neutras também, de forma a trazer equilíbrio.

Decoração Neutra com a

Vermelho

Não só combina como é a cor complementar exata do turquesa no círculo cromático, gerando um contraste intenso e agradável. É uma combinação bastante ousada, portanto, prefira aplicá-lo para destaques pontuais, como no estofado das cadeiras da cozinha ou nas almofadas do sofá.

Amarelo

É uma cor jovial e que pode ser utilizada complementando o azul turquesa no quarto de meninas adolescentes, por exemplo. A combinação transmite alegria ao ambiente, é moderna e cheia de vida. O coral, que é mais intenso que o amarelo, pode ser usado para dar mais impacto, enquanto tons alaranjados criam um visual mais suave.

Pink

Uma cor bastante feminina e moderna. Também ajuda a dar um toque jovial à decoração, e pode ser usado em detalhes, para complementar o azul tiffany.

Marrom

A combinação perfeita para criar ambientes mais masculinos e sóbrios. Pode ser utilizado no quarto, na sala de estar e no escritório. Nesse caso, o azul tiffany pode complementar ambientes com tons amadeirados, trazendo cor e brilho ao espaço e destacando objetos do mobiliário. O turquesa também fica ótimo com madeira de demolição.

Seja na parede, nos móveis ou em pequenos objetos de decoração, essa cor é certeira para trazer mais vida ao lar e suavidade ao ambiente. Combine tons suaves com cores mais intensas, aplicando o turquesa em detalhes como o tapete ou o tampo da mesa.

Para ambientes mais modernos e joviais, combine com cores quentes, como amarelo e vermelho, gerando uma combinação intensa e um visual ousado.

Agora que você já sabe o que vai superbem com o azul tiffany, que tal se inspirar e aplicar a cor na decoração da sua casa? Curta nossa página no Facebook e no Instagram para mais dicas e compartilhe o post nas redes sociais para inspirar seus amigos!

5 dicas para decorar a área da piscina da sua casa

Com a chegada do verão, a área de lazer de sua casa merece uma atenção toda especial para receber a família e os amigos em alto estilo e de forma bem aconchegante. Afinal, esse é o local preferido da residência para a diversão das crianças, a distração dos jovens e o relaxamento dos adultos.

Os dias quentes pedem confraternizações à beira da piscina. Por isso, a decoração desse espaço deve ser projetada com muito cuidado, carinho e bom gosto. Com alguns adereços bem escolhidos, um mobiliário adequado para a área externa e um bom paisagismo, é possível criar o clima ideal, gerando bem-estar aos usuários desse ambiente.

Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos algumas sugestões e dicas imperdíveis para decorar a área da piscina.

1. Observe as tendências

Nos projetos de decoração contemporâneos, a integração entre os ambientes é uma forte tendência. Incorporar as áreas gourmet e de lazer, por exemplo, é uma prática que está em alta. Até mesmo a sala de estar pode ser vista ligada ao espaço que abriga a piscina.

Nesses casos, o estilo da decoração da sala pode ser estendido à área externa. Porém, utilizando artigos decorativos mais resistentes ao calor e à umidade, para evitar seu rápido desgaste.

As cascatas com design moderno e criativo também são tendência. Além de valorizar a arquitetura da área da piscina, o som da água caindo, que lembra nascentes ou pequenas cachoeiras, pode ser bastante relaxante, gerando uma aproximação com a natureza.

Existem diversos modelos de cascatas próprias para a área da piscina no mercado e, com criatividade, é possível criar um belo projeto de acordo com as especificidades do espaço que você dispõe.

2. Escolha móveis adequados

Na hora de decorar a área da piscina, é importante pensar em um mobiliário bonito, mas que também seja prático, funcional e com boa durabilidade. Os materiais mais indicados para esse ambiente são a fibra, o alumínio e a madeira. Não se esqueça de que este último necessita de mais manutenção do que os outros.

Os móveis de fibra, parecidos com palha, são sempre boas pedidas e ainda estão na moda. Os pontos positivos são vários: resistência, facilidade de manutenção e de limpeza. Além disso, esse tipo de material tem um belo acabamento, o que vai conferir um toque de sofisticação maior ao espaço.

Os sofás escolhidos devem ser bastante confortáveis e em material impermeável, que é fácil de limpar e oferece maior durabilidade. Também podem ser adotados os móveis com modelos sintéticos de vinil ou couro náutico.

A poltrona ostra é superconfortável e proporciona um momento de descanso, além de ser bastante estilosa. Espreguiçadeiras e mesinhas para que os convidados possam se servir e deixar objetos, como celular, também não podem faltar.

3. Crie proteções contra o sol

Para proteger os visitantes contra o sol, vale escolher um ombrelone que combine com a decoração. Uma alternativa ainda mais sofisticada é optar pelos gazebos, que são aquelas tendas que tornam o clima mais agradável. Existem vários modelos disponíveis para dar charme à área da piscina.

Os pergolados também têm sido muito utilizados nos projetos para decorar a área da piscina. Além de serem belos, eles ganham ainda mais vida quando ornamentados com tecidos claros, leves e esvoaçantes ou quando entrelaçados por trepadeiras. Sem contar que as plantas proporcionam uma sombra bastante convidativa ao relaxamento.

4. Combine os itens decorativos

O conforto é um dos pilares da área de lazer. Por isso, almofadas são sempre bem-vindas nos sofás ou nas poltronas. Elas podem ser coloridas para criar uma atmosfera alegre no ambiente, em listras ou em tons sóbrios, contrastando com uma cor específica, como o vermelho, para quem busca sofisticação.

As pessoas mais ligadas ao mundo zen podem adotar mensageiros dos ventos, cujo som pode ser relaxante dependendo do material. Evite os muito barulhentos, pois eles podem gerar mais incômodo do que sensação de tranquilidade. Se o espaço permitir, redes de descanso também caem muito bem. Velas também podem compor o ambiente.

Já os vasos de flores, grandes ou pequenos, são quase obrigatórios. Aliás, Investir em um bom jardim agregará ainda mais aconchego ao seu projeto. Na hora de escolher as espécies, faça sua opção por aquelas plantas que não soltam muitas folhas, evitando assim que a área fique suja e demande varredura constante.

Perto da piscina, você pode adotar as plantas ornamentais, como pequenos arbustos. Uma alternativa que é uma forte tendência e tem resultado surpreendente é o jardim vertical, que pode ser feito a partir de uma série de materiais e aceitam vários tipos de flores, plantas e temperos. Além de belos, podem funcionar como mini-hortas orgânicas.

5. Planeje a iluminação

A iluminação da piscina deve valorizar o paisagismo e a arquitetura, de forma a complementar a decoração. As cores azul e verde são mais relaxantes, enquanto o vermelho e o laranja criam um clima mais quente.

As luzes podem criar efeitos, estilizar o ambiente e ainda tornar o mergulho noturno mais seguro, ao criar pontos de luz próximo das escadas e das bordas da piscina. As lâmpadas LED são opções sustentáveis, já que economizam mais energia.

Para iluminar a piscina já pronta, pode-se adotar a fibra ótica perimetral que ilumina apenas a borda da piscina ou os refletores flutuantes. Já a fibra ótica pontual, localizada no interior da piscina, é considerada bem segura e econômica. Os refletores também são muito utilizados em projetos. Vale se lembrar de instalar o dispositivo DR (Diferencial Residual) para evitar acidentes.

Prestando atenção em todos esses detalhes para decorar a área da piscina, você tem 100% de chance de transformar este espaço da sua casa em um reduto aprazível de lazer, descanso, confraternização e diversão para ninguém colocar defeito.

Com todas essas dicas, a sua residência será um verdadeiro SPA, proporcionando ótimos momentos aos seus convidados. Além disso, você terá sempre um refúgio agradável e de tranquilidade para recorrer e se esquecer do estresse do trabalho e do dia a dia tão corrido.

Gostou das nossas sugestões? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão nossas dicas exclusivas para decorar sua casa!

Saiba como decorar paredes de tons claros

Assim como uma tela branca pronta para ser pintada pelo artista, as paredes de tons claros são o fundo perfeito para que você decore os ambientes de acordo com seu estilo e personalidade. Além de versáteis, os tons neutros como o branco e off-white, por exemplo, são ótimos para dar destaque aos mais diversos elementos decorativos.

Pensando nisso, separamos aqui 11 dicas de como decorar paredes de tons claros. Seguindo-as, sua casa nunca mais será a mesma!

1. Adesivo de parede

Os adesivos de parede são uma maneira simples e divertida de decorar paredes de tons claros, isso porque existem diversas imagens, padrões e cores que trazem estilo ao cômodo de maneira quase instantânea.

Os principais materiais empregados na confecção desses adesivos são os tecidos e o vinil, possuindo diversos acabamentos. O melhor é que se você enjoar, eles são facilmente removidos.

2. Nichos

Os nichos são ótimos exemplos de objetos que alinham decoração e funcionalidade. Com eles é possível deixar o ambiente cativante e ainda organizar livros, dispor vasos de flores, objetos antigos de família etc. Existem diversos modelos disponíveis no mercado que vão desde formatos mais tradicionais como os quadrados, até os mais ousados sem formas definidas.

A ideia aqui é soltar a imaginação e utilizar diferentes modelos e cores para fazer uma composição bem bacana.

3. Jardim vertical

Além de trazer frescor, tranquilidade e sofisticação para os ambientes, as plantas também trazem vida. No processo de como decorar paredes de tons claros, não há nada melhor do que investir em um lindo jardim vertical.

Você pode utilizar uma treliça, uma grade de madeira ou até pequenos vasinhos dispostos em prateleiras. O importante é fazer da natureza parte da decoração.

4. Composição de quadros

Outra forma de quebrar a monotonia das paredes claras é criar uma composição de quadros. Para isso, você só precisa selecionar algumas imagens, pôsteres e desenhos de diferentes dimensões e cores que refletem sua personalidade e gosto, depois é só emoldura-los e fazer um arranjo na parede.

Aqui, não existe regra quanto ao tipo de moldura e disposição, a ideia é ser algo natural e intuitivo. O resultado é incrível!

5. Espelho

O espelho é aquele objeto curinga para qualquer decoração, não só porque ele dá a impressão de que o ambiente é maior, mas também porque reflete a luz e traz elegância para os espaços. Se sua intenção é um efeito mais requintado, um espelho que ocupe toda ou a maior parte da dimensão da parede é o mais indicado.

Porém, se você prefere algo mais moderno, fazer um aglomerado de espelhos de formatos e bordas diferentes é a pedida.

6. Flores artificiais

Num primeiro momento, essa dica pode parecer um pouco estranha, mas pendurar algumas flores artificiais na parede é uma forma simples e bonita de decorar os cômodos. Hoje em dia, não tem nada de démodé nelas e existem modelos que se assemelham muito às naturais.

Para criar um efeito interessante, o ideal é que você coloque-as do chão ao teto prendendo-as com uma fita pelas pétalas, isso traz continuidade e equilíbrio.

7. Varal de fotos

Uma maneira de fugir dos porta-retratos e ainda assim ter uma exibição das fotos que você tanto ama de forma alegre, é montar um varal de fotos. Você só precisa de um pedaço de barbante ou linha, alguns prendedores e uma coleção de fotos.

Pra ficar ainda melhor, em vez do barbante você pode utilizar um cordão de luzes de LED, além de varal ele serve como uma fonte de iluminação indireta. Fica um charme!

8. Pratos

Essa é uma das decorações de parede mais aconchegantes que existem. Pendurados nas paredes das cozinhas e salas de jantar de muitas vovós por aí, os pratos continuam com tudo na decoração. A ideia é misturar modelos diferentes numa ordem desconexa para criar um efeito mais moderno.

9. Arte com fita adesiva

Decorar uma parede com fita adesiva é algo que cria um efeito surpreendentemente “hype”. Você só precisa usar fitas adesivas de diferentes cores ou em apenas uma única cor que tenha contraste com a parede e colocar o seu lado artista pra funcionar.

Uma boa dica é fazer um esboço de tudo antes em um papel para depois passar para a parede. Assim, você economiza tempo e tem uma ideia de como tudo ficará depois de pronto.

10. Post-it

Sabe aqueles papeizinhos coloridos que são uma mão na roda na hora de deixar um bilhete ou um lembrete daquele evento importante? Então, eles podem ser um ótimo elemento decorativo. Os post-its estão disponíveis em diferentes tamanhos e cores e permitem, assim, que você crie desde padrões geométricos a verdadeiras obras de arte.

O ideal é que você comece do teto e vá descendo linha por linha. Assim como na fita adesiva, um projeto ajuda e muito!

11. Discos de vinil

Sabe aqueles discos de vinil que você nunca ouviu ou que já estragaram com o tempo? Está na hora de remover a poeira e usá-los como a próxima decoração das paredes da sua casa! Se você é um amante da música e tem um estilo mais retrô, esses discos vão dar o toque final que seus cômodos merecem. Você só precisa dispô-los na parede com a ajuda de uma fita dupla face de qualidade e voilà, você tem um design super jovial para os mais diversos espaços.

Nossa casa deve ser um reflexo de quem somos, mostrando de forma agradável nosso estilo e personalidade. Portanto, quando pintar a dúvida de como decorar paredes, não tenha medo de soltar a criatividade e transformar tudo à sua volta.

Mas lembre-se: se você optar por uma decoração que envolva diversos elementos ou desenhos elaborados é muito importante fazer uma simulação virtual para verificar se o ambiente não ficará carregado, evitando contratempos na hora da decoração. Dessa forma, você vai poder verificar o funciona e o que não funciona e fazer os ajustes necessários para tudo ficar perfeito como você deseja.

Esperamos que essas dicas sirvam de inspiração e motivação para que você traga mais alegria para sua casa. Se gostou, não deixe de compartilhar com a gente qual outra ideia é ótima para a decoração de paredes comentando abaixo!

Você já conhece a decoração escandinava?

Eu sou um bloco de texto. Cli

Simplicidade e aconchego são as palavras que definem a decoração escandinava. Esse estilo traz a proposta de um design minimalista, clean e contemporâneo para os ambientes a fim de manter a praticidade e funcionalidade deles.

E não é pra menos que esse tipo de decoração tem ganhado cada vez mais adeptos e mostrado que é uma tendência que veio para ficar! Ficou interessado? Então, conheça melhor o estilo escandinavo e veja como aplicá-lo em sua casa!

Decoração Minimalista: Clique no banner abaixo e saiba como fazer em seu apartamento!

O surgimento do estilo escandinavo

Esse conceito, como o nome entrega, vem de uma região no norte da Europa – composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia – conhecida como Escandinávia. O estilo surgiu no século XX e tem referências nórdicas do artesanato regional e clima local, que costuma ser de longos invernos.

O charme desse estilo está em móveis de linhas sóbrias, boa iluminação natural, uso de cores neutras e pálidas e de itens de madeira que dão um toque rústico à casa. Assim, a mistura do moderno e do tradicional proporciona um visual personalizado e único aos ambientes.

As cores

Nas paredes em estilo escandinavo, encontramos cores simples e que favoreçam a iluminação, como o branco, o bege e o cinza claro. Em tapetes, tons como o cinza escuro, o marrom e o azul aparecem para contrastar com a sobriedade dos limites dos cômodos.

Os móveis geralmente são brancos ou em tons escuros e de madeira. É possível abusar um pouco mais das cores (amarelo, vermelho, verde e laranja, principalmente) nos objetos de decoração, assim eles recebem mais destaque e alegram o ambiente de forma sutil e sem exageros.

Os elementos decorativos

É bastante comum o uso de tapetes em diferentes formas geométricas e tecidos que imitem pele de carneiro. Além disso, são usadas almofadas, pequenos vasos rústicos com plantas, quadros (pequenos ou grandes), luminárias e objetos de cerâmica para decorar os ambientes da casa.

Tudo na medida certa, é claro. Afinal, o minimalismo é uma característica marcante da decoração escandinava e é preciso escolher acessórios de maneira estratégica para não beirar ao excesso.

A mobília

Os móveis costumam ser bastante funcionais e simples, com linhas sóbrias e cores neutras (como já foi explicitado logo acima). Para isso, é interessante o uso de móveis planejados, que cumprem bem a tarefa de decoração e utilidade.

Evite peças com muitos detalhes (como puxadores elaborados e portas desenhadas, por exemplo) e prefira uma quantidade menor de móveis nos ambientes. Uma mobília simples agregará elegância e melhorará o visual da casa. Com isso, os cômodos menores também ganham mais espaço.

A iluminação

Outra característica da decoração escandinava é a boa iluminação natural. Para isso, as paredes geralmente são pintadas na cor branca ou em algum tom neutro, e as casas nesse estilo tem grandes janelões e (poucas) cortinas de tecido leve para que a incidência de luz solar nos cômodos seja grande.

Esse efeito também pode ser alcançado com o uso de lâmpadas brancas e de alta potência para não criar sombras e deixar o ambiente bem clarinho. É importante saber que, quanto mais tons claros você empregar nos móveis, objetos decorativos e nas paredes, maior será a iluminação de seu lar. Por isso, aproveite esses truques para alcançar ampla iluminação natural.

Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente e decore a sua casa de maneira fácil e profissional!

A aplicação do estilo nos cômodos

Esse estilo de décor poder ser aplicado em salas, quartos e até cozinhas e deixa os cômodos com um ar clean super especial. Para cada ambiente, é importante escolher diferentes elementos que darão a ele a sensação que você deseja e que combinem com sua função.

Por exemplo: nos quartos que são destinados a descanso e tranquilidade, prefira objetos que favoreçam isso, como tapetes, cobertores e almofadas, enquanto que na sala, um lugar para conversas e descontração, opte por uma mobília um pouco mais dinâmica — poltronas e luminárias são ótimas opções.

Hall de entrada

No hall de entrada, prefira um pequeno número de peças – mas que esse número traduza a funcionalidade que esse lugar precisa. Disponibilize uma cadeira simples, assim como um tapete, penduradores de casacos e acessórios (bolsas, chapéu, lenços, etc), e um recipiente para guarda-chuvas (para isso você pode usar um balde de alumínio ou de madeira, que são peças simples mas cheias de charme e que combinam muito bem com esse tipo de décor).

Reserve também um espaço no hall para os calçados que são deixados antes das pessoas entrarem na casa. Se o tamanho do seu hall de entrada permitir, decore-o com um vaso de planta ou um quadro para acrescentar um pouco de cor.

Sala

A sala é o lugar perfeito para receber amigos, familiares, ler um livro ou namorar. Por isso, mais do que bonita, ela deve ser dinâmica e acolhedora. Um grande sofá de linhas sóbrias e de cor neutra (cinza claro, branco ou bege) é uma boa ideia para começar a decoração desse cômodo.

Escolha um tapete para cobrir o chão no centro da sala e almofadas básicas para serem distribuídas no sofá. Acrescente uma ou mais poltronas e cadeiras para quando receber visitas e use luminárias e quadros para decorar. Mas atenção ao tamanho do ambiente! Não exagere na quantidade de peças para que o espaço não fique sobrecarregado de móveis e itens decorativos.

Você pode optar por colocar uma mesa de centro ou não. Se quiser adquirir uma, prefira modelos simples, redondos ou quadrados, que não atrapalhem a circulação de pessoas no lugar.

Quartos

Esse é um cômodo da casa para descanso e relaxamento, por isso invista em elementos que cumpram essa função. Para a cama, use lençóis de tons claros e enfeite-a com algumas almofadas e uma manta de cor um pouco mais escura.

Alguns objetos coloridos, como uma cadeira, um vaso de plantas ou uma estante de livros acrescentam alegria ao quarto e se destacam em meio às cores neutras de maneira sutil.

Cozinha

Na cozinha, a regra é a mesma dos outros ambientes da casa: simplicidade e elegância. Móveis planejados que permitem embutir pia, fogão e forno em uma grande bancada são ótimos para melhorar o espaço disponível e dar um visual minimalista a esse lugar da casa.

Consultado um profissional da área, é possível encomendar gaveteiros e outras peças bastante funcionais para o armazenamento de utensílios e alimentos.

Independente do ambiente da casa que receberá a decoração escandinava, é importante ter em mente que, nesse estilo, menos é mais. Portanto, no momento de aplicá-la, evite exageros e invista em elementos que destaquem as características dessa décor.

Confira nossas dicas para deixar a sua cozinha mais funcional. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia completo!

Para conhecer ainda mais novidades e tendências de decoração, acompanhe a nossa página no Facebook!

Inspire-se nas obras de 7 artistas para decorar a casa

Grandes obras de arte, além de inspirarem as pessoas e outros artistas, também podem ajudá-lo a decorar a casa. Como arte e decoração sempre andam juntas, confira algumas ideias que podem transportar aquela obra que você tanto admira direto para o seu lar.

1. Piet Mondrian: o minimalismo do estilo modernista

Piet Mondrian

Fonte da imagem: http://cultura.culturamix.com/arte/obras-de-piet-mondrian

Grande artista holandês do Neoplasticismo, movimento artístico que buscava reduzir a pintura a seus elementos mais puros, Piet Mondrian é conhecido por suas obras de linhas retas e cores primárias e um estilo bem simples e cru.

Para inserir o estilo a sua residência aposte em cores chapadas e linhas retas, traços bastante comuns em decorações modernas. Formas geométricas quadradas e retangulares podem aparecer tanto na parede quanto no mobiliário, compostas pelas cores azul, vermelho ou amarelo.

Para os móveis, escolha itens modernos, de traços retos e angulares. Uma ideia é usar as cores primárias em alguma peça de mobiliário, de forma a ganhar destaque e deixar o resto do ambiente em cores neutras.

Madeira e vidro também harmonizam bem no estilo, compondo um espaço elegante. Decorações inspiradas em Mondrian são cheias de elegância e compostas por elementos que remetem ao minimalismo. Portanto, é uma escolha que traz atitude ao cômodo.

2. Andy Warhol: a alegria e as cores do pop art

Andy Warhol

Fonte da imagem: http://seuhistory.com/hoje-na-historia/nasce-andy-warhol-artista-plastico-e-produtor-de-cinema-nos-eua

Andy Warhol foi um famoso artista norte-americano, grande figura do movimento artístico conhecido como pop art. Ele misturou conceitos da publicidade à sua arte, reforçando cores fortes e brilhantes e trazendo objetos de consumo do cotidiano às suas telas.

Para a decoração, você pode utilizar cores vibrantes em tapetes, estofados, móveis auxiliares, mesas de centro e cadeiras, que ganham destaque em contraste com cores neutras no ambiente. Assim, o espaço ganha equilíbrio, com pontos suaves na decoração.

Aplique colagens ou estampas em uma das paredes ou em objetos da decoração. Adesivos em espelhos e no box do banheiro também dão destaque para a peça sem comprometer todo o ambiente. Lembre-se de que o excesso faz com que nada se sobressaia e dificulta o relaxamento.

3. Salvador Dalí: o surrealismo com peças inusitadas

Salvador Dalí

Fonte da imagem: https://alistadelucas.wordpress.com/2012/02/04/as-15-melhores-obras-de-salvador-dali/

O mais reconhecido artista do Surrealismo, Salvador Dalí, pintor catalão, criou obras em que buscava dar expressão ao inconsciente. Na arte surrealista, encontramos uma recusa em aceitar as formas naturais das coisas e é isso que marca a decoração no estilo.

O uso de peças decorativas exóticas e mobiliário variado contribui para criar um ambiente com tom de fantasia. Busque objetos criativos, como uma cadeira com três pernas ou uma estante que não fique em linha reta, de forma a transmitir certo aspecto onírico.

Esse é a oportunidade de utilizar aquela peça de design sofisticado e pouco ortodoxo, como azulejos com imagens de rostos ou cadeiras com pernas humanas.  Agora, embora o exagero faça parte do estilo, não é preciso aplicá-lo por todo o cômodo. Algumas peças já servem para quebrar a monotonia e dar um quê surreal ao ambiente.

4. Frida Kahlo: a explosão do floral e das cores

Frida Khalo

Fonte da imagem: https://matadornetwork.com/es/historia-detras-de-cuadros-de-frida-khalo/

Pintora mexicana bastante conhecida, ícone das artes e uma das figuras femininas mais importantes do século XX, Frida Kahlo criou diversas obras alegres e extravagantes, com cores fortes e intensas. Seu estilo foi influenciado pela cultura indígena mexicana e transparecia também em suas roupas.

Uma decoração influenciada por Frida Kahlo deve remeter a estampas florais, bastante utilizadas em suas vestes, e a uma explosão de cores intensas, como rosa, vermelho, laranja e amarelo.

Desenhos geométricos e listras também fazem parte do estilo, e podem aparecer em detalhes como almofadas ou cortinas. Uma homenagem à pintora remete ainda a referências religiosas, que podem surgir em forma de quadros ou estátuas de santos e itens do catolicismo espalhados em diversos cantos.

Para decorações discretas, podem ser utilizadas cores mais neutras, como bege, branco e marrom, com pequenas lembranças desse estilo ousado em itens menores.

5. Julio Verne: a aventura na decoração

Julio Verne

Fonte da imagem: http://www.tebeosfera.com/publicaciones/novelas_graficas_clasicas_1960_toray.html

Não são apenas as obras plásticas que servem como referência à decoração. Júlio Verne, grande escritor francês do século XIX, marcou gerações com suas obras de aventura, como Vinte Mil Léguas Submarinas e A Volta ao Mundo em 80 Dias. Assim, uma decoração inspirada no escritor deve ter referências a viagens pelo mundo e objetos de exploração.

A dica é trazer itens que remetam ao século XIX e à era vitoriana. Aposte em arte vintage nas paredes e nas peças do mobiliário. Já o ambiente pode ser caracterizado no estilo industrial, com paredes de tijolos ou de concreto e tubulações aparentes. Luminárias e demais itens em latão e cobre também dão o tom esperado.

Você pode pescar itens valiosos em antiquários e, até mesmo, pontuar alguns cantos com objetos criativos e curiosos, típicos da era vitoriana. Decore também com objetos de diversas viagens suas, dando um ar internacional ao ambiente.

O importante nesse estilo é passar a sensação de viagem no tempo, misturando o vintage com o industrial e brincando com o contraste entre luz e sombras.

6. Romero Britto: as cores do estilo pop

Romero Britto

Fonte da imagem: http://www.britto.com/portuguese/front/originals

Artista nacional mundialmente reconhecido, Romero Britto é figurinha carimbada na decoração. Diversos itens de mobiliário, que vão de poltronas a pequenos itens de utilidade doméstica, recebem a marca  oficial do pintor, que monetiza sua arte como ninguém.

A decoração inspirada nesse artista não tem segredo: aposte em cores alegres e vivas, que podem estar presentes em objetos ou na parede. Ambientes neutros e monocromáticos podem ganhar mais descontração com uma peça no estilo Romero Britto. Utilize figuras de flores, animais e sorrisos.

Sua arte é uma mistura de pop art com cubismo e com referência aos quadrinhos. Portanto, utilize essas ideias na decoração. Ela fica moderna, alegre e descontraída, e o uso de itens oficiais pode ajudar você a criar uma coleção de peças do artista. Afinal, a arte não precisa ficar apenas na parede.

7. Oscar Niemeyer: um misto de formas e brasilidade

Oscar Niemeyer

Fonte da imagem: http://www.oblogdomestre.com.br/2012/12/oscar-niemeyer.html

Oscar Niemeyer é um dos maiores arquitetos brasileiros e, claro, seus projetos são admirados tanto por sua função prática quanto por serem obras de arte. Assim, também é possível levar um pouco do seu estilo para casa.

Para uma decoração à la Niemeyer, utilize cinza glacial e branco nas paredes, além de muito concreto. O ambiente deve ser moderno e minimalista. A neutralidade das cores transmite estabilidade e seriedade.

Utilize ainda elementos curvos, tão característicos da sua arquitetura, que podem aparecer no mobiliário em pufes e luminárias de piso. Tanto em suas obras como na decoração inspirada nelas, a pouca quantidade de elementos faz com que eles recebam a atenção que merecem.

Essenciais ao estilo são itens de vidro e ferro, elementos de formas retas e curvas e os famosos cobogós — peças vazadas de concreto. Peças garimpadas em antiquários trazem o ar vintage das décadas de 50 a 70, e objetos coloridos, com motivos florais e prints de animais, oferecem um tom de brasilidade ao ambiente.

Agora, a dica mais importante para uma decoração baseada em artistas é buscar inspiração em suas principais obras e conhecer o momento artístico nas quais foram baseadas.

E você? Já tem a inspiração que procura para decorar a casa? Curta a nossa página no Facebook e confira mais inspirações!